quarta-feira, 2 de julho de 2014

O Ultimo Jurado - Resenha

Sinopse:

"Em 1970, um dos jornais mais coloridos do Misissipi, The Ford County Times, entrou em falência. Para surpresa e desânimo de muitos, sua posse foi assumida por um cara de 23 anos especialista em cabular aulas na faculdade, chamado Willie Traynor. O futuro do papel parecia sombrio até que uma jovem mãe foi brutalmente estuprada e assassinada por um membro da notória família Padgitt. Willie Traynor reportou todos os horrendos detalhes e seu jornal começou a prosperar. O assassino, Danny Padgitt, havia sido julgado antes numa corte judicial em Clanton, Misissipi. O julgamento teve um final assustador e dramático quando o réu ameaçou vingança contra os jurados se eles o condenassem. Não obstante, eles acharam-no culpado, e ele foi condenado à vida em prisão. Mas em Misissipi em 1970, "vida" necessariamente não significava "vida"."

Bom, de modo geral esse é um bom livro, mas não é sensacional e se você não tiver muita paciência, não vai gostar muito. A premissa é ótima e a história em si é muito interessante. O problema é que acontecem 'trocentas' mil coisas que não são necessárias para o desenvolvimento da trama, tornando a leitura um tanto cansativa. Muitas páginas foram desperdiçadas com informações totalmente irrelevantes para o desenrolar da história. 
Apesar disso é uma leitura boa e a enrolação acabou valendo a pena. O personagem narrador é um tanto chatinho, parado. Ele é simplesmente um cara assistindo o desenrolar de um processo jurídico. Acho que a história poderia ter sido um tanto muito mais emocionante se o autor tivesse sido mais intenso em seu desenvolver do clímax. Durante a leitura fui criando uma expectativa que, ao chegar no final, foi totalmente desapontada. 
É interessante os temas de preconceito e relacionamentos na cidade em que ocorre a história. Mas mesmo que interessantes, muitos deles, como disse anteriormente, são desnecessários. Fiquei até confusa sem entender pra onde o autor estava levando a história. 
Se você gosta de historias do tipo que conta sobre o cotidiano dos personagens e suas vidas, você vai gostar. 
O autor tem bastante conhecimento com relação a processos jurídicos, então a leitura nesse aspecto é muito boa. Se você gosta de series policiais do tipo Law and Order, que mostra o lado dos processos assim como a investigação, então essa história pode ser pra você. Mas não há muito foco na perseguição do criminoso, já que o narrador começa contando o caso como passado e o assassino já está preso. 

Infelizmente, por mais que seja interessante, essa não é uma leitura que eu super recomendo. Mas cada um é cada um e pode ser que você goste! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário