Sinopse:
"Compilação de trabalhos de Carl Gustav Jung sobre psicologia infantil. Destacando a importancia do relacionamento dos pais como causa de distúrbios nas crianças."
Por mais que esse seja um livro de psicologia creio que possa interessar a qualquer pessoa. Jung discorre a respeito de como os pais influenciam de maneira intensa no desenvolvimento da personalidade infantil.
Trazendo vários casos de diversas crianças e adultos que atendeu ou conheceu, Jung analisa o comportamento dos pais e suas reações diante de problemas cotidianos. Traz a tona também erros comuns que pais cometem de maneira muitas vezes inconsciente. Um exemplo que ele relata é a alta exigência em tudo que a criança faz para que ela cumpra os sonhos que na verdade são de seus pais. Em outro momento menciona os danos que podem ocorrer vindos de conflitos familiares e conta a história de uma criança com pais que não se amavam mais e que ela, percebendo o conflito internamente e também inconscientemente, acaba se deparando com uma serie de problemas.
Esse livro é excelente para nos fazer pensar a respeito de como cuidar e criar uma criança de maneira saudável e refletir nos erros que possamos cometer futuramente.
Jung usa uma linguagem de fácil compreensão e sua maneira de explicar seus pontos de vista é esclarecedora. Ao ler seu livro tive muitos momentos de: "caramba, e não é que isso acontece mesmo??"
"Erros são, no final das contas, fundamentos da verdade. Se um homem não sabe o que uma coisa é, já é um avanço do conhecimento saber o que ela não é.Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro.Todos nós nascemos originais e morremos cópias.Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta." Carl Gustav Jung
Nenhum comentário:
Postar um comentário