segunda-feira, 23 de junho de 2014

Jogos Vorazes - Resenha

Sinopse:
"Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?"

Confesso que assisti o filme antes de ler o livro. Quando estava no cinema, fiquei na ponta do assento, desesperada pra ver o desenrolar da história. Me prendi desde o primeiro momento e amei cada segundo do filme.

Já o livro, é outra história. Não digo que seja um livro ruim, de forma alguma, só achei o desenvolvimento da história muito lento em comparação ao filme. Talvez esse seja um problema, comparar filme com livro.

O livro é narrado pela personagem principal, Katniss Everdeen. Sua personalidade é enfadonha e infeliz, o que me cansou profundamente por conta de todos os seus pensamentos serem o centro do desenvolvimento da história. Apesar disso, os acontecimentos ao redor de nossa querida Kat não deixam de ser emocionantes. A história é genial, cheia de críticas e pensamentos a respeito do desenrolar da humanidade.

Por mais que eu não tenha gostado da personalidade de Katniss, não significa que eu não tenha gostado dela. Amo o fato de que ela é humana, com sentimentos humanos, é imperfeita e tem medos e aflições. Ela é uma personagem fácil de se identificar, pois suas decisões são repletas de seus pensamentos sinceros, e por pior que ela possa fazer, ela nunca deixa de ser genuína. Ela é, afinal, uma jovem adolescente, situada em um meio totalmente coercitivo. Amo o fato dela não ser perfeita, isso a traz mais perto de nós, leitores.

Jogos Vorazes se passa em um futuro (espero que muito distante) onde o país é dividido por diferentes distritos. Cada distrito é responsável por alguma matéria prima para o sustento do país e principalmente da Capital. Uma vez, um dos distritos (13) tentou se rebelar e foi, por consequência, exterminado. Depois disso, a Capital organizou um jogo anual em que dois participantes de cada distrito devem ir a um tipo de reality show em que só um pode vencer, e que para vencer, eles devem se matar. O ultimo a sobreviver, ganha. Não é surpresa que nossa personagem principal acaba tendo que ir a esse jogo.

"Mas ele se tornou muito mais do que um companheiro de caçada. Ele se tornou meu confidente, alguém com quem eu podia dividir os pensamentos que eu nunca podia dar voz dentro do muro. Em troca, ele confiou em mim. Quando estava fora na floresta com Gale... Às vezes eu era feliz de verdade."


Nenhum comentário:

Postar um comentário